Historia do bodyboarding



O Bodyboard apareceu no Hawaii em 1971.
O seu criador foi Tom Morey que criou também a primeira prancha, a Morey Boogie. Ele é tão importante para o desporto que até hoje existem pessoas que chamam ao bodyboard, morey boogie.

Evidentemente que Tom Morey não é responsável pela invenção desta arte, desporto, ou estilo de deslizar pelas ondas deitado sobre pequenas pranchas.

Existem relatos datados do século XV que falam de polinésios a surfar deitados.
Essas pequenas tábuas rudimentares eram consideradas as pranchas do povo, já que apenas à realeza era permitido surfar em pé.
Esta tradição conferia realmente ao surf o status do desporto dos reis mas, por outro lado, comprova que há mais de quinhentos anos que o bodyboard é a maneira mais divertida de aproveitar uma onda.

Durante muito tempo, Tom Morey tentou imaginar uma prancha que pudesse ser surfada de uma maneira diferente da habitual. O resultado foi melhor do que o esperado: é que, pela primeira vez, ele pode sentir a onda através da prancha.

No dia 9 de Julho de 1971, o Bodyboard apareceu oficialmente pela mão de Tom Morey. Depois de ter introduzido várias inovações em pranchas de surf e de ter apresentado previsões futuristas sobre pranchas em várias revistas da especialidade, desenhou algo totalmente diferente: a primeira prancha de Bodyboard.

Estas pranchas tiveram de imediato um número de vendas estrondoso nos EUA e rapidamente se espalharam pelo Mundo.

Tom Morey deu um contributo importante para o desenvolvimento dos desportos aquáticos, criando uma nova modalidade.
Coube-lhe o mérito de transformar uma brincadeira de praia num desporto ultra-radical com centenas de milhares de praticantes por todo o mundo e uma indústria que movimenta muito dinheiro em equipamentos, campeonatos, media, etc.


Os modelos começaram a ser vendidos e, em pouco tempo, o bodyboard conquistou os surfistas e foi ganhando novos adeptos. Com a expansão do bodyboard e a criação de entidades reguladoras, o esporte alcançou um alto reconhecimento, fazendo com que a indústria de bodyboard seja uma das maiores do esporte.

Façam uma comparação entre estes dois documentarios de bodyboarding, um em 1985 e outro em 2008 e reparem na grande evolução!!!
EBI.














Tom Morey (Detroit, Michigan, 15 de agosto de 1935) é um engenheiro, músico e surfista responsável por muitas inovações tecnológicas de forte impacto no desenvolvimento de equipamentos de surf moderno. Sua contribuição mais importante para o esporte foi a invenção da prancha moderna de bodyboard.
Mas coube a Tom Morey o mérito de transformar uma brincadeira de praia em um esporte ultra-radical (bodyboarding) com centenas de milhares de praticantes por todo o mundo e uma indústria que movimenta muitos milhares de dólares em equipamentos, campeonatos e mídia.

O Brasil é uma das maiores potências do bodyboard e já consagrou diversos campeões mundiais, entre eles o hexacampeão mundial, Gulherme Tâmega. Entre as mulheres a situação é ainda melhor: o Brasil praticamente domina o Mundial desde 1988, com as conquistas de Mariana Nogueira, Glenda Koslovski, Stephanie Pettersen, Claudia Ferrari, Daniela Freitas, Karla Costa, Soraia Rocha e Neymara Carvalho.

No Nordeste, Francisco Rosa(CE) foi o mais importante percursor na decada de 80 e 90, o esporte no Nordeste até hoje deve todo seu crescimento a Rosa, os resultados hoje em dia estão as vistas, hoje o Nordeste abriga o atual campeão mundial Uri Valadão(BA), alem de uma saga de atletas de ponta desbancando em todo o mundo. A EBI agradece "Obrigado Rosa, o homem é eterno enquanto seu trabalho continua, Fco Rosa VIVE!"








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Historia do bodyboarding"

Postar um comentário